29 de maio de 2009

Dicas pra ficar bonita!



Moda e Beleza!

Em tempos de crise, saiba quais receitas de beleza realmente funcionam
Profissionais ensinam fórmulas eficazes com produtos caseiros
Em época de instabilidade econômica, alguns ajustes na rotina de beleza podem render uma bela economia. Confira as dicas de dermatologistas, cabeleireiros e endocrinologistas de tratamentos que funcionam e que, de quebra, fazem bem ao bolso:

Rosto e corpo

Máscaras caseiras são fáceis de preparar, os ingredientes são baratos e o efeito é imediato. A esteticista Lígia Marques, do salão Éclat, sugere misturar mel e iogurte com soro fisiológico para hidratar a pele do rosto. Ela deve ser aplicada por 20 minutos, e depois ser retirada com água morna.

A designer de sobrancelhas, Fátima Bahia, responsável por olhares como da atriz Grazi Massafera ensina como manter os fios alinhados em casa:

– Retire os pelos num intervalo mínimo de vinte dias. Use escovas infantis ou próprias para pentear as sobrancelhas para manter os fios alinhados, e evite usar cera ou linha para depilar suas sobrancelhas.

Para uma esfoliação intensa, aproveite a hora do banho para cuidar do corpo com uma bucha vegetal. Ela deve ser usada uma vez por semana para retirar células mortas.

– Para a massagem eficaz, comece pelas pernas em movimentos circulares, passe para as coxas, atendo-se ao culote e ao bumbum e suba para a barriga. Finaliza com banho frio – ensina a esteticista Célia Lima, da Clínica Longevitá.

O endocrinologista Antonio Carlos Minuzzi dá a dica para quem quer ganhar mais energia no dia-a-dia:

– Basta tomar uma colher de sopa de mel por dia. O mel aumenta a resistência do corpo a diversos tipos de infecção. Para desinchar, faça um chá desintoxicante com maçã picada. Abafe por dez minutos, coe e tome antes das refeições. Diminui muito a retenção de líquidos – afirma.

A dermatologista Karla Assed, preferida das celebridades, ensina a receita do tônico anti-idade que conquistou Xuxa, Angélica e Deborah Secco.

– Pegue um sachê de gelatina incolor. Adicione meia xicara de vinho tinto e deixe gelar por 15 minutos. Aplique sobre o rosto por 30 minutos.

Cabelos

Um truque para deixar os cabelos mais brilhantes é apostar no vinagre de maçã, garante a cabeleireira Sônia Nesi. Segundo ela, o vinagre sem álcool é ótimo para o couro cabeludo e os fios, já que tem efeito antiséptico, retira o excesso de impurezas, e ajuda a selar as pontas. Uma boa dica é fazer o último enxágüe do fio com o produto.

Para cabelos secos, ela indica uma máscara de mel com óleo de amêndoas.

– Bata no liquidificador uma colher de sopa de mel, com uma colher de sopa de condicionador e uma colher de chá de óleo de amêndoas. Passe em todo cabelo, do couro até as pontas. Desembarace os fios com os dedos e coloque uma simples touca. Deixe agir por trinta minutos e enxágüe com água bem fria.

O cabeleireiro Ricardo Moreno garante que uma máscara de cebolas ajuda a manter a cor dos cabelos tingidos por mais tempo.

– Prepare um chá dem forte com duas cascas de cebolas roxas. Espere esfriar e aplique no cabelo antes do banho de sol – ensina.

Para recuperar fios manchados, o cabeleireiro Tiago Parente, ensina como fazer um pré-enxágue, que deve ser usado depois do xampu:

– Os fios dos cabelos queimados e desbotados devido ao sol constante e os produtos químicos usados para o tratamento da água da piscina produzem reação com os pigmentos natural e artificial. O cabelo loiro pode ficar com manchas esverdeadas e o castanho com mechas amareladas ou alaranjadas. Para evitar esse problema, misture uma colher de sopa de vinagre de maçã ou uva verde com um copo de água morna, duas colheres de sopa de camomila, para cabelos claros, ou uma colher de sopa de mate para cabelos escuros. Coloque a erva apropriada na água morna para infusão até tomar a cor. Coe e misture com o vinagre. Aplique nos fios deixe agir por 10 minutos e enxague bem.
AGÊNCIA O GLOBO